Giro d’Italia nº 100!

Um dos mais tradicionais eventos esportivos do mundo chega a sua 100ª edição.

O Giro d’Italia forma junto com o Tour de France e a Vuelta de Espanã uma espécie de Grand Slam do ciclismo, pois carrega além da história, toda a tradição, a dor e a superação deste esporte ao longo de mais de 100 anos.

Inspirado no Tour de France (104ª edição em julho), o Giro teve a sua primeira edição realizada em 1909 como uma ideia para aumentar a circulação do jornal La Gazzetta dello Sport na Itália. O jornal é reconhecido até hoje por suas páginas rosadas e não por acaso esta também é a cor da desejada Maglia Rosa, a camisa dada ao líder da prova. A sua etapa de número 100, promete grandes emoções e vem sendo tratada com especial atenção pela mídia especializada.

O Giro também representa o amor dos italianos pelas bicicletas e sua terra. Serão quase 200 ciclistas pedalando por 3 semanas seguidas, numa média de 170 km pedalados por dia e apenas 2 dias de descanso.

No seu evento de lançamento, o Giro prestou uma linda homenagem ao ciclista Michele Scarponi, atropelado enquanto treinava nos arredores de sua casa na Itália e há apenas 2 semanas do início do Giro, onde seria o capitão da equipe Astana. Scarponi era um dos atletas mais queridos do pelotão e ganhador do Giro d’Italia 2011. Deixa esposa, 2 filhos pequenos e inúmeros fãs.

O Giro possuí também um dos troféus mais bonitos do mundo. Em forma de espiral, foi ganho ano passado pelo ciclista da casa e uma das lendas do esporte, Vincenzo Nibali, conhecido como o Tubarão de Messina e também por suas descidas eletrizantes.

Uma das grandes atrações do Giro são também as suas lindas imagens aéreas que sobrevoam as regiões mais bonitas da Itália. Este ano a prova começa na ilha da Sardenha, percorrendo um total de quase 3600 km. A chegada acontece em Milão, no autódromo de Monza. Ganha quem completar a prova no menor tempo total, somando-se o tempo de todas as 21 etapas. Cada time é composto por 9 ciclistas que trabalham em equipe.

Para quem nunca assistiu, vale a pena curtir as belas imagens, descobrir novos destinos e se familiarizar com o esporte. O favorito para ganhar este ano é o ciclista escalador colombiano e ganhador da edição 2014, Nairo Quintana.

A ESPN transmite e vai até o dia 28 de maio.

Publicado também no Medium.