Experiência de logomarca

Logo comemorativa dos 450 anos do Rio,propõe a interação.

Semana passada foi apresentada a logo comemorativa criada para celebrar os 450 anos do Rio de Janeiro. Criada pela agência Crama, confesso que não gostei muito dela quando a vi pela primeira vez. Achei-a um tanto infantil e com pouca representatividade e peso gráfico. Mas depois, analisando e entendendo melhor o seu sistema, o objetivo a ser conseguido por trás daquela solução, passei a gostar mais e mais e cheguei a conclusão que esta era uma solução fantástica! A logomarca dos 450 anos do Rio é uma logomarca interativa. Uma logo pra galera. Uma logo sem aquela rigidez espartana dos manuais (chatos) de uso de marca. Pelo contrário é praticamente um marca anárquica. Vale tudo com ela! Esqueça espaçamentos de proteção, padrões mínimos de tamanho, o que pode e o que não pode ser feito e aplicado com ela. É quase um ‘a Bangu’ de aplicações e formas. E isso é demais!

E ela está lá exatamente pra buscar essa interação. E praticamente só se faz representada se houver essa interação. E isso proporciona uma nova experiência e intimidade com os 450 anos da Cidade. Traz esse evento para mais perto das pessoas. E como aconteceu, sem querer, com a logo comemorativa dos 400 anos, criada na ocasião por Aluísio Magalhães, desta vez essa interação foi estrategicamente pensada, e o resultado excelente. Acho que as marcas de um modo geral, estão tendo e buscando um pouco mais dessa característica nos dias de hoje. Abdicando dos seus manuais pra se tornarem cada vez mais parte do cotidiano das pessoas, como se fossem mais amigas. Criar experiências marcantes é cada vez mais essencial para atingir o coração, e posteriormente, o bolso delas. E esta marca dos 450 anos do Rio traz isso em sua essência.

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