A garrafa interativa da Heineken

Garrafa com chip pisca com a música e sabe quando você faz tim-tim.

Nada me chamou mais atenção nos últimos meses do que essa ideia. Porque ela é simplesmente genial! Atendendo pelo nome de Heineken Ignite. A ação foi lançada na Semana de Moda de Milão.

Trata-se de uma garrafa interativa com microsensores e tecnologia wifi, que detecta quando as pessoas estão brindando, tomando um gole e que ainda pisca ao ritmo da batida da música. Ela pode ainda detectar vários tipos de movimento, como aplausos e até quando está ociosa e sendo segurada pelo pescoço. Uma forma completamente nova de interagir com o produto e com a marca.

A mágica disso tudo é feita através de uma peça colada na base da garrafa e que possui um circuito projetado em Arduíno. Plataforma de hardware e software de código aberto. Possui 8 LEDs luminosos, um eficiente microprocessador de 8 bits, um acelerômetro para detectar movimentos e wi-fi para se comunicar com o mundo exterior. E como é construída em duas partes, permite a sua reutilização em várias garrafas.

O produto por si só já é incrível, mas o que também me chamou atenção, foi que ele foi desenvolvido em apenas 10 semanas! E isso, só foi possível porque foi utilizado o processo de Design Thinking. Desenvolvido no caso, pela Tribal DDB, que contou com uma equipe multidisciplinar que coordenou todo o processo de pesquisa, ideação, desenvolvimento, validação com o consumidor e protótipos. Um processo recorde para uma empresa desse tamanho.

Com isso, a Heineken entrega o que promete no seu slogan: “open your world”. Melhorando e criando novas interações com o produto, com base na interação social entre os bebedores de cerveja, numa abordagem inovadora e permitindo às pessoas fazerem parte da festa de uma forma totalmente nova.

Artigo publicado também no Medium