EUA e o Soccer

A América descobre o futebol.

A Copa é um verdadeiro sucesso e ninguém aqui tem dúvida disso, mas o que ninguém podia imaginar era esse boom do nosso futebol na terra do Tio Sam. A chegada definitiva dos americanos ao ‘soccer’, promete levar o futebol a patamares ainda mais estratosféricos. Se na Copa de 94, eles mal sabiam do que se tratava uma Copa do Mundo, 20 anos depois tudo mudou! A audiência da Copa superou à das finais da NBA (15,5 milhões) e da liga de Beisebol (14,9 milhões), atingindo 24,7 milhões de espectadores só no jogo dos EUA x Portugal. Ruas e estádios do país foram invadidos por novos fãs do esporte bretão e inúmeros eventos foram promovidos nas mais diferentes regiões do país, apesar da compreensível concentração desta febre ser maior na costa leste e oeste do país, como mostra esse interessante infográfico.

Nesses 20 anos, também é engraçado notar a evolução e presença da Nike no esporte. Em 1994 apenas a seleção americana vestia a marca de material esportivo. Hoje a Nike é onipresente e estreitamente ligada ao futebol, vestindo a maioria das seleções e principais clubes do mundo como mostra também esse belo infográfico.

Infelizmente a seleção americana saiu hoje da Copa eliminada pela Bélgica, mas o seu legado para o esporte na terra de Marlboro é inquestionável. Já tô achando que a Copa das Copas vai ser nos States em 2026. Aguardem!

Convite para assistir ao jogo EUA x BEL no estádio Soldier Field em Chicago.

Artigo publicado também no Medium

Comments are closed